Janela Partidária: Reconfiguração partidária na Câmara de Taquaritinga; MDB reassume protagonismo
Janela partidária resulta em mudanças significativas na composição política do legislativo municipal, com destaque para a ascensão do MDB e migrações estratégicas entre partidos pelos vereadores.
Durante o período da chamada janela partidária, que teve início em março e encerrou-se na última sexta-feira (5), a composição das bancadas na Câmara Municipal de Taquaritinga sofreu algumas alterações. Este período permite que ocupantes de mandato legislativo troquem de partido sem correr o risco de perderem seus cargos.
Como resultado das movimentações políticas, o MDB retomou a posição de maior representação na casa legislativa. Os vereadores Dr. Denis Machado (agora presidente do Legislativo), Tonhão da Borracharia e Tenente Lourençano decidiram permanecer no partido, revertendo a situação em que o União Brasil, resultante da fusão entre PSL e DEM, havia se destacado em relação ao MDB.
Entretanto, o União Brasil também registrou mudanças em sua composição. Três vereadores migraram para outras agremiações partidárias: Rodrigo De Pietro ingressou no PL, enquanto Juninho Previdelli e Eder Mineiro filiaram-se ao Republicanos.
Outras mudanças significativas ocorreram entre os vereadores independentes. Dr. Valmir Carrilho Marciano deixou o PDT e se filiou ao PSD, mesma sigla de Mauro Modesto. Por sua vez, o ex-presidente da Câmara, Valcir Zacarias, trocou o PSB pelo PP, partido que até então não contava com representação no plenário.
Além dos vereadores do MDB, outros cinco mantiveram suas filiações partidárias originais: Gilberto Junqueira e Dr. Daniel Galerani (ambos do União Brasil), Luís Carlos da Vila e Angelim Barbeiro (ambos do PSDB) e Profa. Mirian Ponzio (PT).
Com a ausência do presidente da Mesa, Luciano Azevedo (PSD), que assumiu como prefeito em exercício, a Câmara Municipal conta atualmente com 14 integrantes. O suplente para ocupar a vaga deixada por Azevedo será convocado nos próximos dias.